Depois de cobrar esclarecimentos da GEAP e da UFMA em reunião que aconteceu no dia 09 de fevereiro, sobre a Resolução N.º 418/08 do Conselho Deliberativo da GEAP que altera a forma de contribuição dos sócios em termos percentuais, o SINTEMA participou das reuniões explicativas promovidas pela fundação que aconteceram de 16 à 19 de fevereiro na UFMA.
Depois disso, o sindicato convocou uma Assembléia Geral que aconteceu no último dia 19, onde os servidores optaram por acompanhar o avanço das negociações em âmbito nacional, estreitar o diálogo já estabelecido entre SINTEMA e Reitoria da UFMA, aguardar o resultado das ações judiciais impetradas para anular a decisão do Condel, além do resultado das mobilizações realizadas em todo o país.
Ainda na Assembléia do dia 19, dois representantes do SINTEMA foram eleitos para o Conselho Estadual da GEAP, ficando como Titular Edílson Lázaro Sales Carvalho (que participou da mobilização dia 26) e Suplente Cláudio de Sousa Bezerra.
A Direção do SINTEMA realizou no dia 26 de março, Ato de Protesto contra os reajustes do Plano GEAP. A mobilização que reuniu outros sindicatos có-irmãos aconteceu em frente à Sede da GEAP, no Renascença.
Os sindicalistas foram recebidos em reunião pela Diretoria da GEAP Maranhão a quem foi entregue um documento solicitando a suspensão da resolução que reajusta os planos de saúde, além de outros. A mobilização foi realizada em consonância com a orientação nacional da FASUBRA.
Fonte: Imprensa SINTEMA