Por decisão da maioria, o Consepe decide que a universidade adotará o método proposto pelo MEC.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA deciciu em reunião nesta manhã que a Universidade vai participar do novo processo unificado do vestibular que substitui o seletivo tradicional por uma versão renovada do Ensino Nacional de Exame Médio(ENEM).
"O que foi decidido aqui foi fruto de um processo totalmente democrático. O conselho é um espaço representativo e o colegiado deliberou, por maioria, que a nossa universidade deve participar de um processo que contribui com a igualdade de oportunidades para nossos estudantes", declarou o reitor Natalino Salgado, ao fim da reunião do Consepe, na qual foi aprovada a participação da UFMA no novo processo de ingresso no vestibular, proposto pelo MEC às universidades brasileiras.
Grupos de alunos secundaristas presentes assistiram a reunião. Eles chegaram com faixas nas quais pediam o fim do tradicional vestibular e a aprovação da proposta do MEC.
Representantes da Apruma solicitaram, no início da reunião, que o assunto fosse retirado de pauta, mas com apenas três votos contra, o conselho decidiu dar seguimento à discussão do tema. Em seguida, o pró-reitor de Ensino, Aldir Carvalho Filho, detalhou a proposta do MEC para que todos tivessem maior clareza sobre a matéria.
Mais de 15 pessoas tiveram a palavra franqueada e os debates seguiram em clima de tranquilidade.A reunião prevista para as 8h30 teve início às 9h e as discussões prosseguiram por toda a manhã. Com trinta votos a favor e apenas dois contra, o Conselho votou de modo soberano a proposta apresentada pelo conselheiro relator Marcos Antônio Bonfim, coordenador do curso de Zootecnia,no campus de Chapadinha.
A decisão colegiada da participação da UFMA no processo unificado foi conhecida às 11h55 do dia 30 de abril.
Fonte: www.ufma.br