Em assembléia geral realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3º Grau no Estado do Maranhão – SINTEMA, no dia 29 de abril, foram eleitos 13 delegados para participar do XX Congresso dos Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras – CONFASUBRA.
Realizada no hall do prédio Castelão na UFMA, a assembléia foi iniciada às 15:20h, com a presença de mais de 149 associados. A mesa foi composta pelo Presidente do SINTEMA, Mariano Azevedo, pela Diretora da FASUBRA, Graça Ferro, pelo Professor Domingos Ferreira que secretariou o ato, além do Advogado do sindicato, Dr. João Guilherme.
Mariano leu as regras do Congresso estabelecidas pela FASUBRA. Em seguida, foi aberta a oportunidade para que os associados pudessem escrever chapas, e assim, concorrer às vagas de delegado.
Foram inscritas 4 chapas que de acordo com a votação respectiva puderam indicar um percentual de delegados.
A chapa 1 foi encabeçada pela atual Diretora da FASUBRA e pelo Presidente da ASSUMA, Silva Gonsioroski. A chapa 2 foi representada pela associada Maísa Pereira, a chapa 3 pela associada Sônia Baldez e a chapa 4 pelo associado e Diretor da CTB/MA, Cláudio Bezerra.
Cada representante de chapa pôde durante cinco minutos fazer a defesa de sua tese. Em seguida, o processo de votação definiu a quantidade de delegados a que cada chapa tinha direito.
CHAPA 1 – obteve 18 votos e elegeu 02 Delegados;
CHAPA 2 – obteve 10 votos e elegeu 01 Delegado;
CHAPA 3 – obteve 34 votos e elegeu 04 Delegados;
CHAPA 4 – obteve 49 votos e elegeu 06 Delegados.
Os delegados que irão ao Congresso representando as chapas são:
CHAPA 1 – Graça Ferro e José Costa;
CHAPA 2 – Maísa Pereira;
CHAPA 3 – Sônia Baldez, Paulo João, Mary Lourdes e Cipriano Silveira;
CHAPA 4 – Mariano Azevedo, Emanoel Catarino, Heleno Fournier, Hildenê Abreu, Jansen e Maria Clara
Esgotadas as discussões sobre o tema XX CONFASUBRA, os associados puderam ouvir do Advogado do sindicato, Dr. João Guilherme explanações sobre as alterações do Plano GEAP Saúde, processos judiciais dos 28,86%, URP, entre outros. O Advogado abriu espaço ainda para que os presentes pudessem fazer perguntas e elucidar as dúvidas existentes sobre os mais diversos assuntos trabalhistas.
Fonte: Imprensa SINTEMA