O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, esteve reunido hoje com o presidente da Câmara, Michel Temer, e voltou a pedir prioridade para a votação do Estatuto da Igualdade Racial (Projeto de Lei 6264/05). Ele já havia pedido a inclusão da matéria na pauta do Plenário em fevereiro deste ano.
Edson Santos disse que Temer se comprometeu em dar celeridade à proposta, que está atualmente na comissão especial que analisa a matéria. Em dezembro de 2008, a comissão tentou votar o parecer do relator, deputado Antônio Roberto (PV-MG), mas um pedido de vista adiou a votação.
O ministro acredita que a proposta pode ser aprovada ainda neste ano. Além da conversa com o Temer, Edson Santos informou que vai procurar os líderes partidários para pedir apoio para a aprovação do estatuto. "O Estado brasileiro não pode continuar empurrando essa demanda com a barriga".
Ele ressaltou a sensibilidade de Temer com o tema, lembrando que, na gestão do presidente da Câmara na secretaria de Segurança Pùblica de São Paulo, foi criada a primeira delegacia contra crimes raciais do país.
Fonte: Agência Câmara