.::. Notícias

Movimentos Sociais em defesa da PETROBRÁS


 

 

O Distrito Federal foi palco nesta quinta-feira (16) de uma manifestação unitária dos movimentos sociais em defesa da Petrobras, da soberania nacional e por uma nova lei ou um novo marco regulatório da energia e em especial do petróleo. Sugerido pela UNE (União Nacional dos Estudantes, que realiza um congresso em Brasília), o ato teve a participação de todas as centrais sindicais, ao lado de personalidades e organizações associadas às forças progressistas e patrióticas do país.

 


A Petrobras é alvo hoje de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instalada no Senado por pressão dos partidos de oposição ao governo Lula, tendo à frente os parlamentares do PSDB e DEM-PFL. O pretexto é a investigação de supostas irregularidades na empresa. Porém, os reais interesses em jogo, danosos e obscuros para os interesses nacionais, são outros.

 


Em primeiro lugar, os parlamentares tucanos e "democratas" querem desmoralizar a empresa estatal, cujo sucesso tecnológico é hoje mais que evidente. Com este objetivo, eles pretendem transformar a CPI num palanque para as eleições de 2010. Se obtiverem êxito vão abrir caminho para a privatização da Petrobras.

 

Embora os líderes do PSDB e DEM-PFL neguem de pés juntos a intenção privatista não podemos esquecer que o governo tucano presidido pelo "príncipe dos sociólogos", Fernando Henrique Cardoso, propôs mudar o nome da estatal para Petrobrax (de forma a parecer uma empresa anglo-americana) e tratou de iniciar uma privatização branca, transferindo a maioria das ações preferenciais da empresa para as mãos de investidores privados, principalmente estrangeiros, o que tem um preço elevado em termos de distribuição de dividendos aos acionistas e remessas de lucros ao exterior, em detrimento dos investimentos no Brasil.


 

Convém também lembrar que FHC assinou um protocolo de intenções com o FMI (Fundo Monetário Internacional) prometendo a privatização do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Eletrobrás. A descoberta de petróleo nas camadas pré sal do litoral brasileiro despertou a cobiça das multinacionais e a pressão pela privatização da exploração do valioso óleo. O sindicalismo nacional não pode se iludir com as falsas prelações moralistas da oposição e deixar de enxergar o verdadeiro propósito da CPI da Petrobras. 

 

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) esteve presente na manifestação desta quinta-feira (16) em Brasília para defender a Petrobras e a soberania do país contra os interesses antinacionais dos defensores do neoliberalismo, principalmente tucanos e "democratas", que continuam empenhados na privatização e entrega da riqueza brasileira aos grupos transnacionais.

 

Mais informações sobre a manifestação nesta sexta-feira, 17

 

Clique aqui, http://www.fup.org.br/noticias.php?id=2977 para baixar o Panfleto informativo distribuído pela Federação Única dos Petroleiros - FUP




Fonte: portal CTB e FUP com adaptações



Comentários (2)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: