O I Seminário dos Técnicos Administrativos em Educação de 3º Grau no Estado do Maranhão foi aberto na manhã desta quarta feira, dia 29 de julho no Auditório do Hospital Universitário.
O Presidente do SINTEMA, Mariano Azevedo, abriu o evento convidando a Palestrante e Diretora da FASUBRA Fátima Reis, e o Diretor do SINTEMA e servidor do HU, Heleno Fournier, para comporem a mesa.
Heleno como anfitrião, deu as boas vindas à Diretora da FASUBRA, cumprimentou os servidores presentes e falou da importância do momento: o primeiro espaço de debate e aprendizado proporcionado pelo sindicato no Hospital. “Temos que contemplar este momento como o início de novos tempos que começam na nossa luta, organização e mobilização como trabalhadores em defesa de nossos direitos”, afirmou Heleno.
Um vídeo com a música Como uma Onda no Mar de Lulu Santos, foi apresentada por Heleno para motivar os servidores a se engajarem.
Em seguida, Fátima Reis (foto abaixo) deu boas vindas a todos, agradeceu a oportunidade de voltar ao Maranhão para debater assuntos e temas tão importantes para o seio da categoria, e começou a proferir a palestra.
TERCEIRIZAÇÃO
Fátima começou abordando o compromisso firmado durante a Greve de 2004, celebrado entre FASUBRA e Governo para que se implantasse uma comissão para discutir a questão da extinção dos vários cargos nas universidades que vêm acontecendo desde o Governo Collor de Melo.
Citou o exemplo da Federal de Goiás, que não existe mais o cargo de Auxiliar Rural, e que por isso, como a universidade precisa de tal profissional, é preciso ser contratado através de terceirização. “Muitos casos como este devem acontecer aqui também”, enfatizou a palestrante.
Fátima colocou que é importante que os sindicatos da base fortaleçam a discussão acerca deste tema, busquem o apoio dos Reitores, pois eles que devem dizer ao MEC que estão precisando de tais profissionais.
HOSPITAIS E A FUNDAÇÃO ESTATAL
Sobre este tema, Fátima explicou que existe uma grande discussão no Governo que não quer reconhecer que os HU´s são um espaço de aprendizado e não de assistencialismo. Por causa desta tese, de vez em tempos, os Governos que se sucedem querem por bem, transformar os Hospitais em qualquer coisa que lhes tirem a responsabilidade.
Atualmente, segundo Fátima, a proposta é essa, de transformar os HU´s em uma Fundação Estatal de Direito Privado, dando fim aos repasses públicos e transformando esses espaços em um verdadeiro comércio. É inadmissível, comentou.
Fátima lembrou à todos que existe um Projeto de HU desenvolvido pela FASUBRA e disponível no saite (www.fasubra.org.br), o que deve ser objeto de leitura e aprofundamento de toda a categoria, para que possa ser aprimorado e levado às instâncias da Federação para votação, alteração, ajustes e aprovação.
PLANO DE CARREIRA & ASCENSÃO FUNCIONAL
Aproveitando o embalo da palestra, Fátima deu rápidas pinceladas sobre Plano de Carreira, e em seguida, abriu espaço para que os servidores presentes pudessem fazer perguntas, tirar dúvidas e interagir no evento.
Outro tema abordado foi o da ascensão funcional, que segundo ela, é uma luta a ser enfrentada com todas as nossas forças.
Vários servidores perguntaram, acerca de progressão e capacitação na carreira; plantões hospitalares; ascensão funcional, etc.
SEMINÁRIO CONTINUA A TARDE
O Seminário só começou. Agora à tarde, a partir das 14:30 horas no Auditório do HU, no 4º andar do Hospital Universitário, a palestrante Fátima Reis abordará com mais ênfase e profundidade o tema Plano de Carreira, entre outros.
Amanhã, dia 30 de julho, quinta feira, o Seminário desembacará no Auditório Ribamar Carvalho. Confira:
Dias 30 das 14 às 17 h e 31 das 8 às 12h
Auditório Ribamar Carvalho.
Plano de Carreira / Aposentadoria.
Fonte: Imprensa SINTEMA