A Abertura do V CONSINTEMA não poderia ser mais participativa. Até uma servidora lotada no Hospital Universitário e associada ao SINTEMA há 14 anos, marcou presença no evento.
Sandra como gosta de ser chamada disse que o motivo de sua ida à abertura do CONSINTEMA foi o fato de a mais ou menos um ano e três meses, ter começado a receber informativos do sindicato no local de trabalho, de receber a visita de diretores e saber mais da luta da entidade, ou seja, de saber da existência de fato do SINTEMA.
A trabalhadora discursou na Assembléia que antecedeu a abertura do congresso e disse “Esse é primeiro Consintema que participo, espero aprender e contribuir bastante até sexta-feira”.
A mesa de abertura foi composta pelo Presidente do SINTEMA, Mariano Azevedo, Coordenadora Geral do SINTEMA, Maria Clara, pelo Coordenador de Organização Sindical da FASUBRA, João Paulo (JP), e pelo Presidente Estadual da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) no Maranhão, Júlio Guterres.
JP representando a FASUBRA agradeceu a oportunidade de voltar ao Maranhão, em especial, em ter sua participação em mais um CONSINTEMA, o que não acontecia desde 2001, e disse que a luta dos trabalhadores das universidades brasileiras deve ser ampliada tanto para manter quanto para avançar nas conquistas.
Júlio Guterres, deu as boas vindas aos trabalhadores e disse que é hora mais do que nunca da classe trabalhadora dar fim ao estigma de que esta, não deve se meter em discussão política. Para Júlio, a classe dominante criou um dogma que trabalhador deve apenas trabalhar, e isso, segundo ele, não deve permear as mentes, já que principalmente nas universidades, dá-se a discussão formadora de opinião.
Durante a abertura, os trabalhadores puderam saber das mesas de debate que acontecerão a partir das 8 horas de amanhã, dia 27.
Após a abertura foi feita uma análise de conjuntura e findada a cerimônia.
CUT: Apesar de convidada, não compareceu ao evento
A Central Única dos Trabalhadores – CUT/MA, convidada especial para o V CONSINTEMA não compareceu à abertura do evento, nem informou o motivo da ausência .
Para os trabalhadores presentes a ausência foi lamentada, já que o SINTEMA é filiado à Central e em seu congresso não teve a participação da mesma.
Fonte: Imprensa SINTEMA