Exposições, questões polêmicas, debates, visões estratégicas, apontamentos e direcionamentos dados pela FASUBRA, tudo isso e muito mais, fez parte das atividades desenvolvidas no dia de ontem (27) no V CONSINTEMA.
As 8h da manhã, a primeira mesa de debates foi iniciada com a presença da Palestrante, Professora Doutora Cândida Costa (Dpto de Serviço Social da UFMA), que abordou o tema Servidores Públicos e o Estado Brasileiro. A participação dos delegados e delegadas foi bastante intenso com perguntas, análises e colocações sobre o tema.
Em seguida, foi a vez da apresentação das Teses do Congresso. Apesar de terem sido escritas duas teses, que constam do caderno de textos do V CONSINTEMA, apenas a Tese da Direção foi defendida em plenário, pelo associado da base, Cláudio Bezerra. A Tese Tribo enviada pelo Sr. José Costa não teve defesa, já que ninguém se apresentou para fazê-la.
A parte de estrutura sindical foi a fase seguinte da programação da manhã, que teve com expositor, o Dirigente da FASUBRA, João Paulo, que veio à São Luís especialmente para participar do evento.
Meio dia foi a hora dos Delegados almoçarem. Em seguida, às 14 horas, passou-se para os trabalhos da tarde.
A Palestrante, Rodvânia expôs sobre a Questão Étnica e a Ocupação de Espaço Institucional. Logo após, a Professora Laurinda Carvalho abordou o tema O Papel da Mulher no Mundo Contemporâneo, assunto que foi muito debatido em virtude da análise do papel das trabalhadoras no movimento sindical, que apesar de ter crescido, ainda é pequeno, frente à quantidade de homens que militam.
A última mesa de debate do dia aconteceu com o Palestrante e Assessor Jurídico do SINTEMA, Dr. Guilherme Zagallo, que analisou a Reforma do Estado: Previdência e Aposentadoria dos Servidores Públicos.
Fonte: Imprensa SINTEMA