Prezado (a) Senhor (a) Associado (a) do SINTEMA,
Esclarecemos através deste documento o equívoco ocorrido com o desconto da consignação mensal de Julho de 2009. O SINTEMA por exigência do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, contratou uma empresa privada para sistematizar o processo de descontos das consignações dos associados ao sindicato, porém, nos últimos anos o Governo Federal através da Secretaria de Recursos Humanos do MOPG, vem fazendo certas exigências às entidades sindicais, por isso, nossa entidade, dentre muitas outras, foi bastante prejudicada por não conseguir manter a regularidade na efetividade do desconto das consignações, problema este que grande parte dos associados sabem existir.
A nossa contribuição sindical é de 1% (um por cento) sobre o nosso vencimento básico. Porém, a partir de maio de 2008 quando o Governo Federal cumpriu a primeira etapa do acordo de greve realizado entre a categoria, representada pela FASUBRA, de realinhamento da nossa tabela do PCCTAE, em 3 (três) anos, maio/2008, julho/2009 e julho/2010, a nossa entidade não pôde receber a contribuição atualizada por estar com o processo de regularização em andamento.
Conseguimos regularizar a situação do SINTEMA no Planejamento apenas no mês de abril de 2009, ou seja, a entidade ficou sem receber a contribuição devida durante 1 (um) ano, além disso, ainda há problemas na alteração dos valores toda vez que os vencimentos básicos são reajustados, pois, nossa modalidade de desconto foi cadastrada no planejamento por valor e não por percentual. Problema que a atual Direção vem buscando resolver o mais rápido possível.
Dessa forma, o Ministério do Planejamento vem notificando as empresas que trabalham com consignações de entidades sindicais a efetuarem os descontos em cima do percentual bruto dos valores recebidos pelos servidores. Assim, esclarecemos que não foi intenção da nossa entidade, SINTEMA, mandar efetuar o desconto de 1% sobre o salário bruto dos associados, conforme Ofício n° 74/2009 remetido à Empresa BISA (conforme segue abaixo).
Estamos trabalhando no sentido de resolver o problema da cobrança do valor excedente da contribuição do mês agosto de 2009, caso não haja compreensão dos nossos associados em fazerem um tipo de compensação pelos 13 (treze) meses que o SINTEMA não recebeu sua consignação atualizada por causa do Ministério do Planejamento e Gestão.
A Diretoria.
Fonte: A DIRETORIA