A Diretoria do Sintema realizou, no dia 08 de outubro, no Hall do Prédio Castelão, Assembleia Geral para discutir e deliberar sobre as questões de interesse da categoria. Sob a direção do Presidente, Mariano Azevedo, a Assembleia repassou informações aos servidores, como: a eleição no dia 16 de setembro, de Heleno Fournier, dirigente do sindicato e servidor do Hospital Universitário (HU) para o Conselho de Administração do HU; a reunião realizada dia 07 de outubro com o reitor da UFMA, Natalino Salgado, onde fora tratada as reivindicações dos servidores do HU. O Sintema realizará nova reunião com a administração do HU para discutir a questão.
Outro esclarecimento feito pelo presidente e por Marcos Amaral, coordenador de finanças do Sindicato durante a Assembleia Geral foi acerca da dificuldade enfrentada para realizar a devolução dos valores equivocadamente descontados nos salários dos associados, no mês de agosto. A impossibilidade de ter acesso às contas bancárias dos servidores e a greve dos bancos são as principais razões para o atraso do ressarcimento. “As exigências burocráticas estão dificultando a devolução, mas não estamos poupando esforços para resolver o problema o mais rápido possível”, explicou Mariano.
A Diretoria convocou toda a categoria para participar das atividades que o Sindicato desenvolverá em homenagem à Semana do Servidor. No dia 15 de outubro, próxima quinta-feira, no auditório Cônego Ribamar Carvalho (Área de Vivência), às 09:00h, o assessor jurídico do Sintema, Dr. Guilherme Zagallo prestará esclarecimentos acerca do andamento das ações judiciais da categoria. Às 14:00, o ex-coordenador da Fasubra e ex-assessor do MEC e do Ministério de Planejamento, Cristiano Zenaide realizará a palestra “Gestão por Competência”. Ainda pela tarde a pró-reitora de Recursos Humanos da Ufma, Maria Elisa Cantanhede Borges, apresentará as ações da pró-reitoria e informações sobre a Conferência Nacional de Recursos Humanos.
DELIBERAÇÕES – A Assembleia Geral aprovou a adesão do Sintema ao Dia Nacional da Luta (21 de outubro), data escolhida pela Fasubra para realização de paralisação nas Universidades, em protesto à falta de posição do Governo Federal em dar continuidade às discussões do Termo de Acordo da greve de 2007.
A data coincide com o aniversário da universidade. O Sintema participará do Ato Ecumênico que será celebrado nesse dia, em homenagem aos 43 anos da Universidade Federal do Maranhão e realizará, durante todo o dia de paralisação, uma série de atividades e debates no Campus – em mobilização ao reposicionamento dos aposentados e às outras reivindicações da categoria. (ver tabela abaixo).
A Assembleia Geral também deliberou pela escolha dos delegados que representarão o Sintema na Plenária da Fasubra, que acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro. Foram eleitos como delegados de base Mariano Azevedo, José de Sousa Costa e Paulo Azevedo. Como delegado indicado pela direção, foi referendado o nome de José Jorge Mendes.
Foram referendados, conforme dispõe o Estatuto da UFMA, os nomes de Ademar Sena de Carvalho e Simeão Ferreira Araújo para o Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep); Antonio Mariano de Melo Azevedo e Miguel de Morais Barbosa para o Conselho Administrativo e Ademar Sena de Carvalho para integrar a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).
DIA NACIONAL DE LUTA COM PARALISAÇÃO – 21 DE OUTUBRO
EIXO
ü PELO CUMPRIMENTO DO TERMO DE ACORDO DE 2007: RACIONALIZAÇÃO, ANEXO IV, BENEFÍCIOS;
ü EM DEFESA DA PCCTAE (LEI 11.091);
ü RECUPERAR NA LEI O STEP CONSTANTE;
ü PELO RETORNO DA ASCENSÃO FUNCIONAL;
ü PELO REPOSICIONAMENTO DOS APOSENTADOS;
ü CONCURSO PÚBLICO JÁ;
ü AUTONOMIA COM DEMOCRACIA NAS UNIVERSIDADES;
ü EM DEFESA DOS HU’S;
ü LIBERAÇÃO SINDICAL PARA MANDATO CLASSISTA.
Fonte: Imprensa SINTEMA