.::. Notícias

Sintema realiza palestras sobre os novos desafios do movimento sindical


 

 

O Sintema realizou, nesta quinta-feira, dia 15, uma série de palestras e esclarecimentos à categoria, no auditório Cônego Ribamar Carvalho (Ufma). O evento foi uma maneira do Sindicato participar das homenagens ao aniversário de 43 anos da Ufma (21 de outubro) e da Semana do Servidor, realizada pela Universidade.

 

 

 

Além da reunião com a Assessoria Jurídica, realizada pela manhã, à tarde foram ministradas duas palestras apresentando aspectos importantes da participação dos servidores na administração das instituições públicas. Os detalhes da palestra sobre os processos judiciais serão abordados durante a semana, em uma matéria especial que será publicada página do Sintema.

 

 

 

Palestras da tarde

 


 

 

Cristiano Zenaide Paiva - que já foi coordenador da Fasubra e assessor do MEC e do Ministério de Planejamento – apresentou a palestra “Gestão por Competência”. Ele destacou o desafio que é para o governo estimular a quebra de antigos paradigmas e a implantação de uma nova dinâmica na administração pública, mais participativa e aliada com a missão de cada instituição.

 

 

 

Zenaide observou a importância da participação do servidor nesse processo de implementação de uma nova gestão pública, descentralizada e orientada para o cidadão, de forma a promover a expansão da cidadania e o fortalecimento da democracia. “A Universidade deve estar munida de pessoas competentes para aliar o conhecimento ao desenvolvimento social, ultrapassando a sala de aula e aplicando o conhecimento em prol da comunidade”, justificou.

 

 

 

 

Inclusão do movimento sindical

 

 

 

Para Zenaide, é importante a inclusão do movimento sindical nestes novos rumos que se colocam, já que esse novo modelo proposto visa romper com o engessamento dos Planos de Carreira e valorização do Servidor (atenção à saúde, previdência e benefícios), a partir dos seus conhecimentos habilidades e títulos, para responder às necessidades, e isso, segundo ele só será possível com a democratização e o tratamento dos conflitos nas relações de trabalho entre os Servidores e a Administração Pública.

 

 

 


 

 

 

A pró-reitora de Recursos Humanos da Ufma, Maria Elisa Cantanhede Borges, apresentou as ações da pró-reitoria e informações sobre a Conferência Nacional de Recursos Humanos, que participou de 06 a 09 de julho. Elisa Cantanhede explicou que a pró-reitoria de RH tem o objetivo de revitalizar a valorização e capacitação dos servidores da Universidade, e que tem trabalhado isso por meio de cursos, treinamentos e eventos.

 

 

 

As principais atividades da pró-reitoria acontecem por meio de capacitação em saúde e segurança, aperfeiçoamento e qualificação da educação e integração entre a saúde no ambiente de trabalho e a qualidade de vida. A pró-reitora destacou o desenvolvimento do projeto Recomeçar, que ajuda servidores e alunos da Ufma que têm problemas com drogas e álcool a se recuperar e voltarem aos seus ambientes de convívio social.

 

 

 

O presidente do Sintema, Mariano Azevedo, agradeceu a participação dos palestrantes e considerou ricas as informações e os debates desenvolvidos com a categoria. “O debate é importante para a quebra de barreiras e evolução da administração pública e do sindicalismo. O Sintema procura mostrar que o movimento sindical não se limita às questões salariais, uma vez que a Universidade se constrói de conhecimento e a discussão é o primeiro passo para o alcance da gestão baseada em competências”, apontou.

 

 

 

Fonte: Imprensa SINTEMA



Comentários (0)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: