O Sintema, atendendo à adesão ao Dia Nacional da Luta (21 de outubro) realizou panfletagem durante toda a manhã desta quarta-feira, 21, no Campus e Hospital Universitário, com a divulgação dos eixos local e nacional de mobilização.
O Dia Nacional de Paralisação reflete a luta de toda a categoria, comprometida com a defesa da Universidade Pública, Autônoma, Democrática e com Qualidade Socialmente referenciada.
A Diretoria do Sintema lamenta a dificuldade que observa na adesão dos servidores à paralisação local, mas destaca a grande mobilização e atenção dirigidas aos temas pertencentes ao eixo de reivindicação colocado pela Fasubra e pelo Sintema.
Os diretores também participaram do Ato Ecumênico realizado no início da manhã no Restaurante Universitário, em comemoração aos 43 anos da Universidade Federal do Maranhão. Em seguida, aconteceu a reinauguração do HUzinho (na entrada do campus) , com a doação de uma ambulância, com a participação da administração da Universidade.
O presidente do Sintema, Mariano Azevedo, destacou a importância da reinauguração do Huzinho para os três grupos da comunidade universitária: técnicos administrativos, docentes e discentes.
Adicional de Plantão Hospitalar - Os membros do Sindicato se dirigiram em seguida para o Hospital Universitário, onde realizaram divulgação das reivindicações da categoria e participaram da doação de uma nova ambulância UTI-Móvel para os HU´s. Eles conversaram, novamente, com a Diretora Adjunta de Planejamento do Hospital, responsável pela implantação do APH, ficando definido que, na próxima semana, o Sintema irá se reunir - juntamente com os servidores técnico-administrativos lotados nos HU´s -, com a administração da instituição, para rediscutir a questão do APH.
Eixo Nacional de Luta: - Pelo cumprimento do Termo de Acordo 2007: Racionalização, Anexo IV, Benefícios; - Em Defesa do PCCTAE (Lei 11.091); - Recuperação na Lei , do step constante; - Pelo retorno da Ascensão Funcional; - Pelo reposicionamento dos aposentados; - Pelo restabelecimento dos trabalhos da CNSC; - Concurso Público Já! - Autonomia e Democracia nas Universidades; - Em Defesa dos HU´s; - Liberação Sindical para Mandato Classista.
Eixo Estadual de Luta:
- Garantia de atendimento público, gratuito e universal nos Hospitais Universitários – Contra o PLP 92/2007, defendendo a saúde do trabalhador e da trabalhadora e a efetiva segurança no trabalho;
- Paridade na Eleição para Reitor;
- Fim da ocupação de Cargos Administrativos por Aposentados;
- Abertura de concurso público para Vigilante Universitário e melhoria da segurança no Campus e nas unidades acadêmicas situadas fora dele;
- Melhoria do sistema de transporte coletivo para o Campus com a maior quantidade ônibus;
- Democratização da ocupação das funções de direção por negros;
- Abertura do RU no período de férias;
- Extensão dos cursos de qualificação aos Servidores dos Campi;
- Rejeitar todo e qualquer tipo de retrocesso nas regras da Previdência Social, defender a Previdência Pública, a universalização dos benefícios e o fim do fator previdenciário, lutando pela volta dos mecanismos de proteção do trabalhador usurpados dos trabalhadores nas reformas da previdência de 98 e 2003;
- Garantir o direito irrestrito de greve, coibir as práticas anti-sindicais;
- Combater com vigor todo tipo de discriminação, seja de gênero, raça, etnia, idade ou orientação sexual, especialmente no ambiente de trabalho, exigindo igualdade de salários (para funções equivalentes) e melhores condições de trabalho.
- Garantir os direitos dos portadores de necessidades especiais;
- Combate ao Assédio Moral
- Participação no processo político-eleitoral para os cargos eletivos nacional e estadual.
- Muito mais....
Fonte: