.::. Notícias

Sintema participa do Dia Nacional da Luta


 

 

 

O Sintema, atendendo à adesão ao Dia Nacional da Luta (21 de outubro) realizou panfletagem durante toda a manhã desta quarta-feira, 21, no Campus e Hospital Universitário, com a divulgação dos eixos local e nacional de mobilização.

 

 


 

 

O Dia Nacional de Paralisação reflete a luta de toda a categoria, comprometida com a defesa da Universidade Pública, Autônoma, Democrática e com Qualidade Socialmente referenciada.

 

 

 

A Diretoria do Sintema lamenta a dificuldade que observa na adesão dos servidores à paralisação local, mas destaca a grande mobilização e atenção dirigidas aos temas pertencentes ao eixo de reivindicação colocado pela Fasubra e pelo Sintema.

 

 

 

Os diretores também participaram do Ato Ecumênico realizado no início da manhã no Restaurante Universitário, em comemoração aos 43 anos da Universidade Federal do Maranhão. Em seguida, aconteceu a reinauguração do HUzinho (na entrada do campus) , com a doação de uma ambulância, com a participação da administração da Universidade.

 

 

 


 

 

O presidente do Sintema, Mariano Azevedo, destacou a importância da reinauguração do Huzinho para os três grupos da comunidade universitária: técnicos administrativos, docentes e discentes.

 

 

 

Adicional de Plantão Hospitalar - Os membros do Sindicato se dirigiram em seguida para o Hospital Universitário, onde realizaram divulgação das reivindicações da categoria e participaram da doação de uma nova ambulância UTI-Móvel para os HU´s. Eles  conversaram, novamente, com a Diretora Adjunta de Planejamento do Hospital, responsável pela implantação do APH, ficando definido que, na próxima semana, o Sintema irá se reunir - juntamente com os servidores técnico-administrativos lotados nos HU´s -, com a administração da instituição, para rediscutir a questão do APH.

 

 

 

Eixo Nacional de Luta:

 

- Pelo cumprimento do Termo de Acordo 2007: Racionalização, Anexo IV, Benefícios;

- Em Defesa do PCCTAE (Lei 11.091);

- Recuperação na Lei , do step constante;

- Pelo retorno da Ascensão Funcional;

- Pelo reposicionamento dos aposentados;

- Pelo restabelecimento dos trabalhos da CNSC;

- Concurso Público Já!

- Autonomia e Democracia nas Universidades;

- Em Defesa dos HU´s;

- Liberação Sindical para Mandato Classista.


 

 

 

 

Eixo Estadual de Luta:

 

- Garantia de atendimento público, gratuito e universal nos Hospitais Universitários – Contra o PLP 92/2007, defendendo a saúde do trabalhador e da trabalhadora e a efetiva segurança no trabalho;

 

  - Paridade na Eleição para Reitor;

 

  - Fim da ocupação de Cargos Administrativos por Aposentados;

 

  - Abertura de concurso público para Vigilante Universitário e melhoria da segurança no Campus e nas unidades acadêmicas situadas fora dele;

 

- Melhoria do sistema de transporte coletivo para o Campus com a maior quantidade ônibus;

 

- Democratização da ocupação das funções de direção por negros;

 

- Abertura do RU no período de férias;

 

- Extensão dos cursos de qualificação aos Servidores dos Campi;

 

- Rejeitar todo e qualquer tipo de retrocesso nas regras da Previdência Social, defender a Previdência Pública, a universalização dos benefícios e o fim do fator previdenciário, lutando pela volta dos mecanismos de proteção do trabalhador usurpados dos trabalhadores nas reformas da previdência de 98 e 2003;

 

- Garantir o direito irrestrito de greve, coibir as práticas anti-sindicais;

 

- Combater com vigor todo tipo de discriminação, seja de gênero, raça, etnia, idade ou orientação sexual, especialmente no ambiente de trabalho, exigindo igualdade de salários (para funções equivalentes) e melhores condições de trabalho.

 

  - Garantir os direitos dos portadores de necessidades especiais;

 

  - Combate ao Assédio Moral

 

  - Participação no processo político-eleitoral para os cargos eletivos nacional e estadual.

 

  - Muito mais.... 

 

 

 

 

Fonte:



Comentários (0)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: