.::. Notícias

HU fará transplantes de coração até o final do ano, diz novo diretor


 

 

O novo diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), o professor de medicina e cirurgião cardiovascular Vinícius José da Silva Nina (foto), toma posse na tarde de hoje (16h), na Unidade Presidente Dutra. O médico foi nomeado na última terça-feira, 3, pelo reitor da Ufma, Natalino Salgado Filho. O cirurgião afirmou que pretende atualizar e modernizar a estrutura organizacional do HU e frisou que uma das principais inovações de sua gestão nos serviços de alta complexidade será o transplante cardíaco que deverá ter início até o final deste ano.

 

 

De acordo com Nina, sua candidatura foi motivada pelo apoio e incentivo da comunidade acadêmica, aliada à sua formação humanística e aos conhecimentos adquiridos nos quase 10 anos de serviços prestados ao HU. Ele pontuou que tem como objetivo, dar seqüência ao trabalho que vem sendo realizado no hospital, além de implantar novas idéias que contribuirão para o aprimoramento e o fortalecimento da instituição. "Quero acrescentar ao serviço de alta complexidade o transplante cardíaco, pois já realizamos o de rim e córnea. Já conseguimos a portaria ministerial, falta concluirmos apenas a parte logística. No Maranhão, a Central de Transplantes foi inaugurada em fevereiro do ano 2000, e já realizou 228 transplantes de rins e 249 de córnea", declarou.

 

Segundo o novo diretor, existem ao todo 45 hospitais federais espalhados em todo o país e ele avaliou como adequada à estrutura do Hospital Universitário da Ufma, que tem comportado de forma satisfatória a demanda solicitada pela sociedade.

 

Vinicius Nina afirmou que vai zelar pela missão do HU e incentivar a produção de conhecimento e saber nas áreas da saúde e afins, por meio do ensino, pesquisa e extensão. "Quero uma gestão transparente, colegiada e compartilhada, no quesito administração orçamentária, financeira e patrimonial; apoio ao projeto que prevê a redução de carga horária para enfermeiros para 30 horas; renovação e ampliação do corpo funcional; captação de recursos para o custeio de investimentos em ensino, pesquisa e extensão universitária, além da assistência de alta complexidade, infra-estrutura e sistemas de informação", revelou.

 

 

100% dos leitos do HU são destinados a usuários do SUS

O Hospital Universitário da Ufma é um hospital de assistência, ensino, pesquisa e extensão, que destina 100% dos seus leitos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O complexo hospitalar é formado pelas unidades Presidente Dutra e Materno Infantil. Na unidade Presidente Dutra são oferecidos os serviços assistenciais em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ambulatórios Especializados, Neurocirurgia, Traumato-ortopedia, Obesidade, Transplantes, Hemodinâmica, UTI Geral e Cardíaca, Litotripsia, Terapia Renal Substitutiva (TRS) entre outros. O Materno Infantil oferece assistência integral à mulher e à criança com os serviços de UTI Neonatal e Pediátrica, Clínicas Médica e Cirúrgica Materno-Infantil, Gestação de Alto-risco, Ambulatórios Especializados, SPA Pediátrico, Imunização, Doenças Infecto-parasitárias (DIP) além de outros serviços assistenciais.

Os hospitais universitários (HUs) assumem um papel imprescindível na rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que são responsáveis por 49,87% dos leitos públicos do SUS e realizam atendimentos que vão desde ações básicas de saúde até procedimentos de alta complexidade. A unidade Presidente Dutra possui 262 leitos e o Materno Infantil oferece 244.

O complexo hospitalar da capital conta com recursos do Governo Federal, SUS, Ministérios da Educação e Saúde. A Fundação Josué Montello (FJM), uma instituição de direito privado, é a responsável pela prestação de serviços ao HU. Segundo o novo diretor Vinícius Nina, a empresa e seus terceirizados serão mantidos no quadro funcional. 

A eleição - A nomeação da nova diretoria do HU se deu mediante a apresentação de uma lista tríplice pelos membros do Conselho de Administração do hospital, logo após a eleição realizada no mesmo dia pelos próprios conselheiros. A votação foi realizada em três etapas e com a maioria dos votos o cirurgião cardiovascular, Vinícius Nina foi o escolhido. A outra candidata inscrita para o cargo foi a professora Marizélia Rodrigues Costa Ribeiro, mas como não recebeu nenhum voto, foi automaticamente eliminada da formação da lista tríplice.

Houve então a escolha de mais dois nomes para formar a lista que foi enviada ao reitor da Ufma - que teve, além de Vinícius José da Silva Nina, os professores José Maria Ayres Maia e Nair Portela Silva Coutinho. A gestão de Vinícius Nina terá duração de dois anos, podendo ser renovada por mais dois.

 

 

Perfil do novo diretor

Vinícius Nina é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1993) e doutorado em Medicina (Cirurgia Torácica e Cardiovascular) pela Universidade de São Paulo - Unifesp (2003) e Especialização em Cirurgia Cardio-Torácica na Universidade do Alabama (EUA) e no The Prince Charles Hospital (Austrália). É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular/AMB e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Maranhão. Atualmente é professor adjunto do Curso de Medicina da Ufma e chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, professor do Curso de Medicina do Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) e Cirurgião e chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do UDI Hospital. Cirurgião cardiovascular atua em cirurgia cardíaca, resultados, transplante cardíaco, cardiopatias congênitas, cardiopatias valvares e doença coronariana.

 

 

 

Fonte: www.jornalpequeno.com.br



Comentários (0)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: