O conjunto do movimento sindical comemorou ao lado dos aposentados, na noite da última terça-feira (05), o resultado da votação na Câmara dos Deputados, que aprovou no início da noite, a MP 475/09, a emenda que reajusta em 7,71% as aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social e a derrubada do fator previdenciário.
O momento anterior à votação foi marcado por grande mobilização organizada pela COBAP, com apoio do Fórum Sindical dos Trabalhadores, e das centrais sindicais. Cerca de mil aposentados se reuniram frente à Catedral de Brasília e desceram em marcha rumo à Câmara dos Deputados, clamando pelo reajuste de 7, 71%, que equivale a 80% do Produto Interno Bruto (PIB) mais a inflação do ano. Parlamentares que lutam fizeram coro à marcha de aposentados, que posteriormente acompanharam a votação no Plenário da Câmara.
Uma andorinha sozinha não faz verão
A conquista do reajuste de 7,71% aos aposentados e o fim do Fator Previdenciário, foi fruto da união de forças da Cobap com as centrais sindicais CTB, NCST, Força Sindical, Conlutas, CGTB e UGT, o Sindicato Nacional dos Aposentados, e o Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST). Não poderíamos deixar de mencionar o apoio recebido das federações e das associações.
Para o presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles, a vitória foi fruto de muita garra, determinação e fé dos aposentados e suas lideranças. “Durante mais de um ano realizamos manifestações em todos os estados brasileiros. Além disso, representantes do segmento de todo o País estão freqüentemente em Brasília para pressionar os parlamentares. Eles se conscientizaram e aí está o resultado, fruto de muito trabalho”, comemora Warley. Lideranças dos aposentados do estado de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e outros estiveram presentes no manifesto e na Plenária da votação.
Fonte: www.portalctb.org.br