O Presidente do Sintema, Mariano Azevedo, acompanhado do vice, Jansen, e dos coordenadores da entidade, Heleno Fournier, Emanoel Catarino, Maria Clara Sousa e Alexandre Bezerra, estiveram reunidos com o diretor do Hospital Universitário, Dr. Vinicius Nina, na última sexta-feira, 10.
Também participaram da reunião a diretora adjunta de serviços assistenciais, Osiris Couto, a diretora de Planejamento, Joyce Lago, e a coordenadora Maria de Lourdes Carvalho. O diretor do HU comprometeu-se a participar da próxima Assembleia Geral da Categoria, no próximo dia 20.
Os diretores do Sintema levantaram a questão da implantação do ponto eletrônico no HU, que tem causado dúvidas entre os servidores. Vinícius Nina explicou que o controle do horário de trabalho é uma determinação do Governo Federal, que editou um decreto disciplinando a questão. Ele destacou que a controle de ponto é definitivo e para todos os servidores, inclusive diretores, e segue os princípios da administração pública, como publicidade e eficiência.
Outro ponto tratado na reunião refere-se ao processo de informatização porque estão passando as instalações do Hospital Universitário. O diretor explicou que o processo, que está em fase de conclusão, objetiva aumentar a qualidade dos serviços, inclusive diminuindo gradualmente a utilização do papel.
Vinícius Nina comentou as mudanças recentes na estrutura e organização do Hospital Universitário. As mudanças servirão de base para elaboração de novo organograma da instituição, que reverterá em adequações no Regimento Interno, para que contemple as novas exigências da administração.
Outros pontos levantados durante o encontro dizem respeito à importância da participação dos servidores nos cursos de capacitação oferecidos pela Ufma, parte do programa de educação permanente do corpo funcional e que serve como requisito para progressão; e a necessidade de maior interação entre os SESMT´s da Ufma e do HU, para que se possa buscar a aplicação dos mesmos critérios usados para os trabalhadores fundacionais aos servidores do quadro, no que diz respeito a adicionais de insalubridade.
Outro questionamento feito pela direção do Sintema diz respeito ao desvio do objetivo do Adicional de Plantão Hospitalar, cometido por algumas chefias do hospital, que utilizam o APH como meio de coação e intimidação de servidores. O diretor prometeu averiguar a questão, para que sejam garantidos os direitos dos servidores e o cumprimento das normas.
ASSEMBLEIA GERAL HU- A Assembleia Geral, que contará com a participação do diretor do HU, Dr. Vinicius Nina, acontecerá na próxima quinta-feira, 20, no auditório central do Hospital, às 15h. A participação de todos é muito importante!
PAUTA:
-PONTO ELETRÔNICO
-ADICIONAL DE PLANTÃO HOPITALAR(APH)
-SAÚDE DO TRABALHADOR
-OUTROS ASSUNTOS
Fonte: Imprensa Sintema