.::. Notícias

Centrais lançam o portal Observatório de Saúde do Trabalhador


O portal do Observatório de Saúde do Trabalhador foi lançado durante seminário realizado nos dias 19 e 20 em São Paulo,  com a presença de representantes das centrais sindicais, do Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, Organização PanAmericana de Saúde (Opas), Fiocruz, Dieese, Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), Unicamp, Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.

O objetivo do portal (www.observatoriost.com.br) é divulgar para o movimento sindical e os órgãos governamentais informações que são necessárias para desenvolver as ações de saúde definidas na Política Nacional de Saúde do Trabalhador, analisar e difundir as informações com a finalidade de conhecer os problemas de saúde do trabalhador e realizar denúncias.

"Todos os óbitos que tiverem relação com trabalho temos que incluir no portal. Toda vez que um trabalhador morrer durante o serviço as centrais precisam fazer um grande estardalhaço. Não devemos aceitar isso como uma situação normal. A partir de agora estamos criando condições para entrelaçar todas as organizações que defende a saúde do trabalhador porque a briga com os empresários é grande", disse o coordenador do Observatório de Saúde do Trabalhador e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Francisco Pedra.

Para o secretário-geral da CTB, Pascoal Carneiro, "as centrais unidas avançaram na luta contra o trabalho escravo e pela valorização do salário mínimo. Na área de saúde estamos avançando pouco. A partir do portal do Observatório de Saúde do Trabalhador vamos ter o início de um controle social", reforçou o dirigente da CTB.

 

Fonte: www.portalctb.org.br



Comentários (1)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: