.::. Notícias

UFMA realiza aula inaugural no Campus de Chapadinha


Durante a solenidade o reitor falou sobre a aquisição de um terreno de 400 hectares para os estudantes realizarem suas pesquisas e estudos.

 

“Uma universidade bem planejada não pára de crescer, e a tendência é, no futuro, a criação de novos cursos”. Foi com essa frase que o Reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, saudou na última quinta-feira, 9, os novos estudantes do segundo semestre de 2010, na aula magna realizada no Campus de Chapadinha.

Para melhorar a qualidade do ensino dos estudantes veteranos e dos calouros, a administração superior da UFMA está investindo em áreas urbanizadas, construiu um galpão de máquinas, além de fábrica de ração, estufas de sementes e também está construindo um ginásio poliesportivo, construção de um campo de futebol e pista de atletismo, e ainda investe em uma boa infra-estrutura, drenagem, eletrificação, caixas d’água, entre outros benefícios.

Para o professor Jocélio Araújo, diretor do Campus de Chapadinha, a Universidade está contribuindo para o avanço do município, visto que há 20 anos a UFMA em Chapadinha estava em paralisação. “Antes o campus era composto por 32 docentes, e hoje, com a nova administração, o número subiu para 58, e com mais de 50% doutores. Além disso, a segurança que antes era caótica com quatro vigilantes, hoje desfruta de aproximadamente 20 vigilantes, e também das unidades móveis”, ressaltou Jocélio.

Os docentes do Centro de Ciências Agrária e Ambiental (CCAA), no Campus de Chapadinha, estão colaborando para o desenvolvimento das revistas de pesquisas, o que aumentou em sua produção e expansão com um ensino de qualidade, além dos projetos de pesquisas aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante a solenidade, todos da comitiva da UFMA que acompanhavam o reitor, explanou suas atividades, entre eles, o Núcleo de Ensino a Distância (NeAD), representado pelo professor Othon Bastos; o Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), pelo professor Nélio Guilhon; o Sistema de Bibliotecas, por Maria da Conceição Pereira e Suênia Mendes; o Departamento de Tecnologia da Educação e Informação, pelo professor José de Ribamar Braga, a Assessoria de Comunicação da UFMA, pela professora Giselle Marques e a função do Sintema, pelos presidentes Mariano Azevedo e Emanuel Santos.


O Pró-Reitor de Ensino, Aldir Carvalho Filho, afirmou que “fazer universidade é uma luta diária e que todos, sejam docentes, discentes, técnico-administrativos ou colaboradores, devem fazer. Esta é uma escolha corajosa que vocês assumem a partir de hoje. Parabéns e sejam muito bem vindos a um espaço que é de todos

Além do Pró-Reitor de Ensino, esteve presente também o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho Silva, que explicou aos calouros o sentido da Universidade em expandir seus conhecimentos e desenvolver seus projetos, contribuindo para a formação e crescimento do Estado e consequentemente do país.


O reitor Natalino Salgado explicou aos calouros como foi feito o trabalho de restauração do campus, tendo em vista, que ele estava paralisado por 20 anos. “Fizemos um seminário para diagnosticar e identificar o cenário da Universidade no início da nossa gestão. Percebemos o potencial de desenvolvimento do município e resolvemos criar novas condições para a expansão do ensino na área”, disse.

O Enem também virou assunto da palestra do reitor, quando ele explicou a adesão da Universidade neste novo método de avaliação, o que mudou o quadro de ingressantes no mundo acadêmico. “Tínhamos dificuldades com a aprovação dos estudantes e também no preenchimento de vagas, e com a adesão ao Enem, hoje a procura pelas vagas é considerável e pela primeira vez 100% das vagas foram preenchidas”, explica o reitor.

Na ocasião, o reitor falou do fortalecimento que a Universidade proporciona aos campi do interior, como Grajaú e agora São Bernardo. “As ações e projetos desenvolvidos visam a busca de recursos para crescimento dos campi, na medida em que nosso maior objetivo é formar grandes profissionais e pesquisadores que contribuam para a formação do nosso país”, finalizou.

Revisão de texto: Késia Andrade

Lugar: Campus de Chapadinha
Fonte: Giselle Marques e Sansão Hortegal
Notícia alterada em: 14/09/2010 18h49

Fonte: www.ufma.br



Comentários (0)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: