O Sintema parabeniza todos os associados pelo Dia do Servidor Público, destacando a luta e as conquistas alcançadas pela classe nestes últimos anos, resultantes essencialmente da força e coragem dos colegas.
Mesmo em meio às dificuldades e obstáculos, são louváveis os esforços dos trabalhadores, que os vencem diariamente para exercer suas funções de forma digna e com orgulho de fazer parte da instituição.
A luta continua! Que esta data em que comemoramos o dia do servidor sirva para repensarmos nossa participação no processo de mudança; e refletirmos acerca da importância do comprometimento de cada um com as causas, para buscarmos melhores condições de trabalho e de vida.
Plano Brasil Saúde para servidores em Educação – O Sintema convida os servidores docentes e técnico-administrativos a participar de uma reunião que será realizada nesta quinta, 28.
O encontro acontecerá às 9h30 no Auditório da Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da UFMA, e às 14h30 no Auditório Cônego Ribamar Carvalho/UFMA, na Área de Vivência do Campus do Bacanga.
Haverá demonstração acerca do Plano Brasil Saúde, decorrente de acordo firmado entre o Ministério da Educação e a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde, como mais uma opção de assistência a saúde aos servidores, que não prejudicará os outros convênios já firmados.
*Um resgate necessário:
O Dia do Servidor (Funcionário) Público é comemorado em 28 de outubro porque foi nessa data que o presidente Getúlio Vargas assinou, em 1952, a Lei 1.711, regulamentando as relações entre a União e a categoria de servidores.
O estado para ser forte e referenciado socialmente precisa ter serviços públicos de qualidade e servidores públicos, qualificados, valorizados, motivados para o desenvolvimento e consolidação da Nação brasileira e emancipação de seu povo.
Em 1990, com o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, as autarquias e das funções públicas federais - Lei 8.112, de 11.12.1990, a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor. Denominação questionada por nós, pois somos na realidade trabalhadores que servem ao público. Os trabalhadores dos serviços públicos têm seus deveres e direitos definidos e estabelecidos na Constituição Federal e se enquadram nos estatutos das entidades públicas. Estes trabalhadores (as), encontram-se distribuídos em diversas categorias funcionais e níveis de qualificação, por meio dos quadros de lotação de pessoa civil e militares de todo países (município, estado e união). Cabe ao trabalhador no seu fazer, prestar a nação a sua contribuição, de forma ética e comprometida com a transformação social e defesa dos direitos da cidadania, sempre visando alcançar os objetivos institucionais e da comunidade como um todo. Neste fazer, não cabe a ambição pessoal como fonte de energia. A maior satisfação dum trabalhador e ver que através do seu trabalho, tem contribuído para melhor a vida a maioria da população que precisa de serviços públicos democráticos, acessível a todos e de qualidade.
(*Colhido no www.fasubra.org.br)
Fonte: Imprensa Sintema