.::. Notícias

Sintema participa de Seminário sobre Autonomia Universitária da Fasubra


A coordenadora geral do Sintema, Maria Clara de Sousa, e o conselheiro fiscal, Miguel Barbosa (foto acima), participaram do “Seminário Nacional de Autonomia Universitária: Concepção, Impasses e Limites”, da Fasubra, que aconteceu no dia 02 de dezembro na Universidade Federal de Mato Grosso, no município de Chapada dos Guimarães.

 

Léa, diretora da Fasubra, lembrou que em 1994 foram analisados documentos sobre o tema pela Federação que mostraram que a autonomia universitária proposta torna restritos os poderes da universidade. Ela sugeriu que a categoria tome como base a regulamentação da UFRGS e UFMS.

Sobre a extinção de alguns cargos, entendeu-se que o projeto referente só deva ser encaminhado após avaliação de cada cargo e suas especificidades.

 

O presidente da Andifes, Professor Edward, opinou que a regulamentação do tema por parte do governo pode limitar a força política das universidades, por tratar-se de agente de Estado; inclusive causando perdas históricas, como a nova nomenclatura que terão as Procuradorias Jurídicas das IFE´s, que se tornariam dependentes das procuradorias federais ligadas à Advocacia Geral da União (AGU).

 

 

Para os representantes do Sintema no encontro, o seminário e as discussões foram bastante proveitosos e o documento elaborado pela Fasubra contempla as expectativas da classe. “Porém, precisamos aguardar a implantação do novo governo e a investidura do novo Ministro da Educação, para que possamos tratar da nossa pauta e demais interesses de forma conjunta”, avaliaram.

 

Fotos colhidas na página da Fasubra logo abaixo:


 


 


 


 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imprensa Sintema



Comentários (0)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: