Os diretores do Sintema Emanoel Catarino (Políticas Sociais) e Lúcio Flávio (suplente) participaram, em Brasília, do Seminário Nacional dos HU´s: MP 520, realizado na Universidade de Brasília (Unb), dias 23 e 24 (quarta e quinta-feira).
O evento teve a participação de dirigentes dos Hospitais Universitários, dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES, professores, estudantes, Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ministério da Educação (MEC), Tribunal de Contas da União (TCU), Frente Nacional em Defesa dos HU’s, movimentos sociais e as entidades de base da Federação.
A abertura do seminário contou com intervenção da Coordenação Geral da Fasubra, representada por Léia de Souza Oliveira e Rolando Malvásio Júnior, manifestando a posição da FASUBRA contrária a MP 520, ressaltando a importância do fortalecimento dos HU's 100% SUS, bem como as implicações da EBSERH no exercício da Autonomia Universitária e na manutenção da política de terceirização nas IFES.
Após as explanações foi chamada a Coordenadora de Educação, Janine Vieira Teixeira, que convidou os palestrantes para a primeira mesa , o reitor Natalino Salgado Filho, da Universidade Federal do Maranhão, representando a ABRAHUE, e Gustavo Romero, representando a ANDIFES. No período da tarde, a mesa foi composta pela Coordenadora de Educação, Rosângela Gomes da Costa, pela prof. Maria Suely Soares, representando o ANDES-Sindicato Nacional e a Assessoria Jurídica da Federação.
Fonte: Imprensa Sintema com dados e imagens do Portal Fasubra