A decisão foi tomada por unanimidade pelos mais de 130 técnico-administrativos presentes à assembleia da categoria, realizada esta manhã (23), no pátio da reitoria da UFRN. A mesa foi coordenada pelos diretores de Educação e Formação Sindical Aparecida Dantas e Sandro Pimentel.
A pauta foi composta por informes gerais, avaliação (com destaque para a caravana), indicativo de greve e encaminhamentos. Como de costume em todas as assembleias, os primeiros informes foram dados pela mesa. Sandro Pimentel encaminhou este momento, fazendo um passeio sobre vários temas, tais como: o lançamento da Sintest TV na web, no próximo dia 08 de março; resultado da audiência da Fasubra com o Ministro da Educação, Fernado Haddad; MP 520/10 e PLP 549/09; relato do Encontro de Aposentados da Fasubra; informações sobre a Marcha dos SPFs realizada em Brasília no último dia 16; audiência do SINTEST/RN com o Senador Paulo Davim (PV/RN) conforme orientação da Fasubra e outros.
Devido a grande importância da Caravana para Marcha em Brasília, concedeu-se espaço para quatro caravaneiros falarem em nome do conjunto de 90 servidores que participaram do evento. Os escolhidos foram os servidores da ativa Adauto Sabino, Jane Suely, Ieda Salviano e o aposentado Valmir Cardoso. Todas as falas convergiram para o grande sucesso que foi a caravana, tanto em termos de ter alcançado o objetivo em Brasília, como de convivência e comportamento dos caravaneiros. O primeiro alerta dos trabalhadores foi levado com sucesso: estamos mobilizados e nos mobilizando!
Em seguida, cerca de 10 pessoas fizeram avaliações da conjuntura atual e mais uma vez houve um consenso geral: de que é necessário entrar na luta, por meio de uma greve, já que o momento é delicado na vida dos trabalhadores, com tantas medidas anti-populares do governo.
Deliberações:
- Aprovada nova rodada de assembleia no dia 15 de março, conforme orientação da Fasubra;
- Aprovada a realização de atividade (ainda a definir) no dia 10/03, Dia Nacional de Luta das entidades de base, também conforme orientação da Fasubra;
- Referendado os nomes dos cinco colegas: A Coordenadora Geral Vânia Machado(HUOL), Lindomar(Hosped), Alexandre Pedro(HUOL), Marcos Aurélio(Odontologia), Edilene Dério(HUAB) que se encontram em Brasília, participando do Seminário dos Hus promovido pela Fasubra;
- Aprovada a compra de uma motocicleta para o sindicato, com o objetivo de reduzir os custos de manutenção dos pequenos deslocamentos. Lembrando que o motorista da entidade já foi capacitado e já está habilitado para pilotar motos;
- Aprovado, POR UNANIMIDADE, o indicativo de greve para o dia 28 de março, acompanhando decisão da plenária da Fasubra
Categoria da área da saúde reforça aprovação do indicativo de greve
Mais uma vez a categoria da UFRN diz sim à greve e à luta em favor dos trabalhadores. Desta vez, em assembleia realizada no auditório da Faculdade de Farmácia, localizado no Complexo da Saúde da UFRN. A mesa foi coordenadada pelos diretores João Maria dos Santos (geral) e Jane Suely (aposentados e pensionistas).
A exemplo da última assembleia ocorrida no Campus Central, os presentes foram informados sobre o que acontece nacionalmente, relativo à luta dos trabalhadores das universidades e em geral. Santos relatou as ações da Fasubra, incluindo a audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Fez um breve histórico da evolução da categoria, desde as últimas plenárias da Federação até o momento atual, com a aprovação do indicativo de greve.
Jane Suely apresentou de forma sucinta o conteúdo de cada PEC, MP e PLs os quais a categoria vem lutando, tanto contra (os que prejudicam) quanto à favor (os que beneficiam). O material referido breve estará disponível em nosso site, no link "Documentos".
Os representantes do Rio Grande do Norte no Seminário dos HUs promovido pela Fasubra descreveram o evento e se comprometeram a chamar, junto com a direção da entidade, um seminário local, para aprofundar o tema da MP520/10 (criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSRH)).
O tema de maior foco nas avaliações foi sem dúvida a criação da EBSREH, todas voltadas para o prejuízo que será tanto para funcionários dos HUs quanto para população usuária.
Deliberações:
- Que a Comissão de Mobilização trabalhe o calendário de mobilizações da área da saúde, apoiados por servidores dos hospitais, já que os mesmos conhecem a realidade dos HUs;
- Que se peça orientação à Assessoria Jurídica do sindicato sobre a possibilidade de se requerer judicialmente o cumprimento do Decreto 7232/10 que prevê reposição automática dos quadros da universidade, sem prévia autorização do planejamento, no caso de aposentadoria ou falecimento de servidor.
- Que se lute por um espaço na próxima reunião do Conselho Diretor dos Hospitais, de modo a garantir a discussão da MP 520/10, em pauta única.
- Aprovado novamente indicativo de greve para o dia 28 de março, com 3 abstenções.
Fonte: http://www.sintestrn.org.br