.::. Notícias

29 de Abril é dia de comemorar o Dia do Trabalho



 

 

As Centrais Sindicais (CTB, NCST, Força Sindical e UGT), convocam todos os Trabalhadores Maranhenses, para participarem das atividades comemorativas ao Dia do Trabalho. Confira programação:

 

 

DATA: 29 DE ABRIL DE 2011, SEXTA-FEIRA.

 

LOCAL E HORÁRIO:  15h: Concentração na Praça João Lisboa; 15:30h: Caminhada pela Rua Grande; 17:30h: Chegada na Praça Deodoro com Ato Político e show para os Trabalhadores.

 

 

 

Por que o dia 1º de Maio é Dia do Trabalho?

 

Em meados do século 19, Operários das fábricas de Chicago nos Estados Unidos, viviam condições de trabalho deploráveis. Os salários miseráveis e as jornadas de 12 à 16 horas de trabalho, potencializaram a primeira revolta operária com a deflagração de uma greve geral no dia 1º de Maio de 1886.

 


Cerca de 350 mil Operários das fábricas cruzaram os braços causando a ira de Patrões e Governos. Em seguida, mais de 80 Operários foram brutalmente assassinados pela polícia a mando do Governo dos Estados Unidos.

 


Em 1889, em homenagem aos Operários mortos em Chicago, o Congresso Operário Internacional, reunido na França, proclamou o 1º de Maio como Dia Internacional do Trabalho.

 

 

E hoje, lutamos por quais motivos?

 

A luta continua, foram apenas as bandeiras que mudaram ou se aperfeiçoaram durante todo esse tempo. Atualmente, nós Trabalhadores reivindicamos mais valorização nos quesitos ambiente de trabalho, segurança e saúde ocupacional, redução da jornada para maior convívio familiar, planos e estatutos de carreira com valorização dos salários, tempo para o aperfeiçoamento profissional, entre outros.

 


Hoje igualmente no passado, enfrentamos a intransigência de Governos e Patrões, que negam direitos aos trabalhadores em detrimento de ajustes fiscais desnecessários e expansão dos lucros. Por isso e por muito mais é que hoje, dia 29 de abril de 2011, as Centrais Sindicais e Sindicatos de base estão nas ruas de todo o Brasil para fazerem das comemorações do Dia 1º de Maio, um dia também de protesto e cobranças contra Governos e Patrões! Junte-se a esta luta você também!


 

Fonte: Imprensa Sintema



Comentários (0)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: