A categoria dos técnico-administrativos da Ufma, em assembleia geral nesta segunda-feira, 30, aprovou indicativo para deflagração de greve dos servidores, a partir do dia 6 de junho. A confirmação da deflagração nessa data deve ocorrer durante a Plenária da Fasubra, no próximo dia 1º.
O indicativo foi aprovado na Plenária nacional dos dias 13 e14 deste mês, em razão da pequena evolução nas negociações realizadas entre a Federação e os representantes do Governo.
A data real da greve na Universidade Federal do Maranhão será construída a nível local, por meio de consulta e discussão com os servidores dos diferentes estabelecimentos que compõem a Universidade.
Foram eleitos como delegados para a plenária do dia 1º: Mariano Azevedo, Maria Clara Sousa, Walmili Nina (suplente), Sonia Baldez, Célia Segadilha (suplente) e Hildenê Abreu, indicada pela direção.
MP 520 - Os servidores, durante a Assembleia, manifestaram seu repúdio à recente aprovação da MP 520/2010 pela Câmara dos Deputados, no último dia 25, sob o argumento de que a atual gestão dos HU´s é incompetente, necessitando de uma empresa externa para organizá-los.
A medida segue agora para votação no Senado Federal, o que demanda uma forte mobilização dos órgãos sindicais junto aos senadores dos respectivos Estados.
A Fasubra também aguarda o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), ajuizada pela Federação junto ao Supremo Tribunal Federal, demonstrando que a MP 520 fere frontalmente dispositivos constitucionais devido às incongruências da EBSERH com a Universidade Pública.
GREVE - O indicativo será avaliado na plenária nacional no dia 1º de junho, a partir das seguintes premissas:
- Apresentação de recursos orçamentários para serem alocados no piso da Tabela Salarial para 2011 ou 2012;
- Propostas que resolvam a questão do VBC e reposicionamento de aposentados, com ampliação de direitos para 2011;
- Avanços nas propostas que possibilitem resolução sobre a racionalização de cargos, conforme deliberação de plenária da Federação, ainda em 2011;
- Resolução do Anexo IV, com ampliação de percentual horizontal para todas as classes e reajuste dos benefícios, a partir de 2011.
Fonte: Imprensa Sintema