.::. Notícias

Deflagrada a Greve dos Técnico-administrativos da Ufma



Hoje, dia 15 de junho de 2011, os trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da Ufma deflagraram greve por tempo indeterminado, aderindo ao movimento paredista nacional liderado pela FASUBRA – Federação de Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas.

 

A assembléia geral que deu largada ao movimento começou às 9 horas da manhã, no hall do prédio Castelão, no campus do bacanga. Um grande número de servidores compareceu ao ato, onde demonstraram indignação com a enrolação do Governo em relação às demandas dos trabalhadores.

 

 

“É preciso união, força e coragem para realizarmos uma greve forte e vitoriosa, disse um servidor ao microfone.

 

 

Mariano Azevedo, presidente do Sintema, e Maria Clara, coordenadora geral do Sindicato, dirigiram os trabalhos. O advogado do Sintema, Dr. Davi Telles, também participou do momento, e prestou esclarecimentos jurídicos acerca do atual momento de greve no serviço público federal.

 

 

O advogado explicou que todas as medidas legais para garantir a legalidade da greve, como publicação de editais, entre outros, já foram tomadas pela direção do Sintema. Informou que a greve é um instrumento forte de luta, e que todos os servidores devem se mobilizar em defesa das pautas de reivindicação da categoria.


Mariano Azevedo , fez um balanço da conjuntura nacional e levou ao conhecimento dos servidores presentes, que até aquele momento já haviam parado cerca de 37 universidades,  comprovando que a adesão nacional estava ocorrendo de forma recorde, demonstrando assim, que nos próximos dias, o movimento a  nível nacional irá alcançar a totalidade das universidades brasileiras.

 

 

Fundo de Greve – Na oportunidade, foi aprovado por unanimidade, o fundo de greve para manter as atividades do movimento. O desconto de 1% no salário de todos os servidores técnico-administrativos da Ufma, será realizado no vencimento recebido no dia 1º de agosto de 2011.


 

Do valor total da arrecadação serão remetidos 30% para a Fasubra, contribuindo com as despesas a nível nacional como alojamento, marchas, materiais de divulgação, entre outros. Os setenta por cento restantes ficarão à disposição das atividades locais, com as mobilizações em São Luís e nas unidades administrativas e acadêmicas da Ufma espalhadas pelo interior do Estado.

 

 

Nova assembléia geral para o dia 16 de junho de 2011 – A partir de agora, os trabalhadores que aderirem à greve, deverão estar participando de todas as atividades desenvolvidas pelo comando local do movimento.

 

O servidor deverá assinar a folha de ponto da atividade em que participou (assembléia, reunião setorial, passeata, vigília, etc.).

 

 

Amanhã, dia 16 de junho de 2011, será realizada outra assembléia geral, desta vez, para traçar o calendário de atividades, mobilizar e sensibilizar os servidores de todos os setores da Ufma e Hospital Universitário, que ainda não se juntaram ao movimento. Participe!

 

 

Comando local de Greve – Na assembléia desta quarta-feira, foi aprovado também, a criação de um Comando local de Greve, que estará responsável, entre outros, de manter a categoria mobilizada, planejar e executar atividades, participar do comando nacional de greve em Brasília, além de outros.

 

Confira os nomes dos membros do Comando: Toda a Diretoria do Sintema (Presidente: Antonio Mariano M. de Azevedo; Vice-Presidente: João Batista Jansen; Coord. Geral: Maria Clara de Sousa; Coord. de Organização: Samuel Mario R. Martins; Coord. Finanças: Marcos Macedo Amaral; Coord. Imprensa: Rosilene Gomes M. Aguiar; Coord. Assuntos Jurídicos e Rel. Trabalhistas: Heleno de Ribamar da S. Fournier; Coord. Formação Política e Sindical: José Jorge Mendes; Coord. Estudos Sócio Econômicos: Ademar Sena de Carvalho; Coord. Políticas Sociais: Emanoel Catarino S. Santos; Coord. Cultura e Lazer: Paulo de Jesus R. Azevedo; Coord. Aposentados: Alcemir Ferreira Araújo; SUPLENTES: Jose de Ribamar Aguiar; Getulio Bezerra; Valmili Araujo Nina; Hildenê Matos Abreu; Lucio Flávio T. Avelar; Mauricio Pereira; João de Deus P. Filho; Alexandre Cesar P. Bezerra; Simião Ferreira Araújo; Celcione da Silva Santos. CONSELHO FISCAL: Miguel de M. Barbosa; Benedicto de Oliveira Chaves; Domingos Ferreira da Silva. SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL: Douglas Barbosa Soares; Aderaldo Verissimo da Silva; Antonio José da C. Carvalho) Sônia Baldez, Zé Costa, Edilson Lázaro, Paulo João, Roosevelt Mello, Maisa Ramos, Cláudio Bezerra, José das Graças Leite “Zezinho”, Ruy Nascimento, Sandra Gonçalves, João Rivelino, Cipriano Silveira, Fortunato Correia, José Augusto Vaz, Emanoel Bastos, Elizabeth Rodrigues.

 

 

Dia 19 de junho, Ademar Sena (CCBS), Ruy Nascimento (CCET) estarão viajando à Brasília para representar a categoria no Comando Nacional de Greve – CNG, onde remeterão informações sempre atualizadas ao Comando local de greve. No dia 26 de junho, as trabalhadoras Maria Clara de Sousa (Aposentada) e Sandra Gonçalves (Hospital Universitário) se incorporarão ao Comando Nacional de Greve. Os representantes em Brasília serão substituídos a cada 15 dias na proporção de 2 homens e 2 mulheres.

 

 

Pauta de reivindicação:

Confira a pauta de reivindicação da categoria:

 


 

 

Fonte: Imprensa Sintema



Comentários (2)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: