.::. Notícias

Jornada de 40 horas é inviável para os HU´s



 

O Sintema informa aos servidores dos Hospitais Universitários que continua diligenciando para a implantação da jornada de trabalho de 30 horas semanais, contra a obrigatoriedade do registro de ponto eletrônico com oito horas diárias, sem qualquer diálogo com os trabalhadores.

 

A jornada de trinta horas semanais já vinha sendo adotada, na prática, há mais de 27 anos dentro dos Hospitais Universitários do país. A medida vai trazer impacto imediato de carência de pessoal nos setores, pois diante da nova jornada, médicos, enfermeiros e pessoal administrativo tendem a pedir sua aposentadoria, desfalcando o quadro.

 

Por outro lado, o Hospital Dutra e o Materno Infantil não possuem estrutura física para suportar, simultaneamente, os quase mil servidores da Previdência, mais 800 da UFMA/MEC e 1.500 terceirizados lotados nas duas unidades de saúde, pela falta de banheiros, refeitórios, salas de descanso, estacionamento, entre outros.

 

A administração do HU publicou portaria nomeando uma comissão para discutir com os servidores as possibilidades de implantação, mas até o presente momento as negociações não avançaram e os trabalhadores se vêem cada vez mais prejudicados e compelidos com a determinação.

 

A Assessoria Jurídica do Sintema, em reunião, explicou que a modificação do regime é plenamente possível, sem perdas salariais, com base no Decreto Lei 1.590/95. A possibilidade existe porque que tanto o HU quanto a Universidade exigem atividades contínuas - em função de atendimento ao público e trabalho no período noturno -, e a mudança poderia se dar administrativamente, por ato do Diretor do Hospital Universitário ou do Reitor da Ufma, em respeito inclusive ao princípio da autonomia universitária.

 

 

Dessa forma, o Sintema convoca todos os servidores temerosos em verem seu trabalho dificultado, que participem e se mobilizem em prol da formalização das 30 horas, sob pena de risco da perda de outros direitos.

 

Precisamos mostrar nosso potencial e perseverança! Venha você também! Estamos buscando melhorias para seu trabalho e para sua qualidade de vida!

Fonte: Imprensa Sintema



Comentários (0)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: