.::. Notícias

Palestras do Encontro focadas na qualidade de vida


 


 

Palestras, dinâmicas, mesas redondas e debates apontaram o caminho da preocupação com a qualidade de vida dos aposentados.

 

Logo no início da tarde, Jamile, Educadora Física da GEAP, movimentou os participantes do encontro interagindo com a dinâmica Motivação e Concentração.

 


O Professor Isidoro Cruz Neto, do Departamento de Educação Física, acompanhado de seus alunos apresentou um projeto de qualidade de vida que será implantado em parceria com o Sintema, englobando hidroginástica, natação, caminhada, entre outros.

 

Os associados interessados poderão desde já ligar para o Sindicato (98) 3232 – 1105, e se informar em que fase está a implantação do projeto.


 



A Dra. Jacira Serra, médica geriatra, apresentou uma palestra sobre Prazer, Responsabilidade e Solidariedade, focada nos hábitos saudáveis para a longevidade.


 

A palestra foi disputada e várias perguntas e aplausos surgiram no plenário.


 


A fisioterapeuta, Thaliane Maia Silva, da Divisão de Qualidade de Vida da Ufma - DQV, apresentou aos participantes do encontro Técnicas de Reabilitação e Postura, tema de grande importância para pessoas da terceira idade.


 

 

Durante meia hora a mesa formada pelos médicos, Dr. José de Ribamar Rodrigues Calixto (urologista) e Dra. Érika Carneiro (nefrologista), expôs os cuidados que todos devem ter com órgãos vitais do organismo.

 


Calixto sugeriu aos homens uma maior preocupação com a saúde. “É interessante que coloquemos para trás dogmas antigos, como por exemplo, que homem não chora e não adoece”. É preciso cuidar da saúde, do corpo, da alimentação e da mente para viver melhor.

 

 

O médico apresentou dados que demonstram que 90% dos homens que se tratam de câncer de próstata em fase inicial, o fizeram devido a pressão da esposa/mulher.

 


Erika por outro lado demonstrou o quanto o rim é importante para nosso corpo, já que por muitas vezes, esquecemos de cuidá-lo. Segundo a nefrologista, mesmo nos exames de rotina devemos cobrar do nosso médico um exame para avaliar a nossa situação renal.

 

De acordo com informações apresentadas na palestra, cerca de 60% das pessoas que fazem hemodiálise são hipertensos e/ou diabéticos, ou seja, a pessoa não precisa ser diretamente doente renal para ter o rim lesionado. Daí a importância de se acompanhar o estado desse órgão.

 

Por fim, Erika recomendou aos participantes uma alimentação saudável evitando sal e açúcar em demasia, atividades físicas, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas.


 


Encerrando o encontro a animada Oficina ministrada pela jovem terateupa ocupacional, Fabiana Santos Silva (DQV/Ufma), pôs todos os participantes de pé, onde dançando foi possível exercitar também a memória.

 

A terapeuta ensinou aos participantes exercícios para manter a memória em bom estado, utilizando-se de dicas como estar atento, organizar o lar e observar os detalhes dos fatos e coisas. A oficina de Memória foi um show a parte.




 

O presidente do Sintema, Mariano Azevedo, fez a falação final de encerramento do Encontro agradecendo a presença de todos e o apoio dos colaboradores.



Fonte: Imprensa Sintema



Comentários (3)

Comente esta notícia

Nome: Email:

Comentário: