Foi aberta a temporada de oportunismo. A senhora Sônia Baldez representante da CSD/CUT e sua turma de “independentes” componentes da embrionária Chapa “Ressignificar a Luta” que se julgam “iluminados” donos de toda e qualquer verdade, divulgaram texto acusando de inoperantes e tarefeiros tanto o Sintema quanto a Fasubra.
Antes de descrever a verdade dos fatos é oportuno dizer que todo esse alvoroço se deve unicamente ao momento eleitoral que nosso Sindicato viverá no próximo mês de maio.
Pessoas que estiveram ausentes da luta, mobilizações e reuniões em defesa dos trabalhadores, ou que apenas se mostraram proferindo discursos bonitos com jargões montados e expressões copiadas, agora se colocam como “Salvadores da Pátria”, como se com um mero estalar de dedos pudessem resolver problemas como o de Reposicionamento de Aposentados.
Por falar neste tema, o grupo do qual fazem parte estes “Iluminados”,
turma fez parte dos altos escalões do Governo, não sabendo criticar e se posicionar de lado contrário quando é/foi preciso.
Eles sempre se comportam assim, tentam se passar por pessoas desinformadas e indefesas que só querem o seu bem. Criam fatos com o objetivo de deturpar a verdade.
Ações da gestão Unidade & Trabalho foram muitas, e todos acompanharam e participaram dos Seminários que trataram de temas como a EBSERH, Reposicionamento de Aposentados, Step constante, Jornada de Trabalho, Terceirização, aprimoramento da carreira – PCCTAE, além do Congresso Estadual do Sintema/2009 que tratou de temas jurídicos e trabalhistas altamente relevantes, dentre outros.
Além disso, foram realizados feitos de primeira linha, como o Encontro de Aposentados da categoria. Nesses últimos quatro anos foi possível também resgatar a valorização do associado e da entidade com celebração do aniversário do Sintema e outros eventos; realizar várias mobilizações na porta da Ufma; reuniões setoriais; acompanhamento processual com atenção total ao associado; entre outros, enfim, atos que os “iluminados” nunca participaram e queriam na verdade que ninguém tivesse realizado.
Falam do pós-greve como se durante o movimento paredista não tivessem participado do Comando Local, e até viajado à Brasília, mas é claro, não podem se culpar porque se acham sempre os melhores. O pós-greve foi vazio justamente por falta de compromisso do Governo que eles defendem acriticamente, sem um posicionamento coerente em favor dos seus pares.
Por fim, a diretoria do Sintema gestão Unidade & Trabalho, que dirige o Sindicato desde maio de 2008, proclama a todos que resgatou a credibilidade da entidade; estabeleceu a política da democracia, liberdade de expressão, participação, ativismo e companheiro nas lutas. Buscou ser parceiro de outras entidades em defesa de direitos, como foi, por exemplo, com o Sintsprev e Sindsep na defesa dos trabalhadores do HU, realizando a maior mobilização já vista no Hospital; movimentou a categoria, e o mais importante, atendeu a todos os associados - sem discriminação - com respeito e atenção às suas demandas trabalhistas, familiares e judiciais.
Os trabalhadores vivem em um mundo globalizado, são bem informados e sabem diferenciar a verdade da mentira. Para vencer uma eleição sindical não é preciso mentir, pelo contrário, é preciso propor e fazer. Foi assim que há quatro anos nós vencemos e recebemos o respaldo da categoria para comandar a entidade.
Não queremos ser FELIZES sozinhos e sim com toda a categoria. Para ser feliz não basta transcrever citações bonitas de autores importantes, mas sim, entender que a união da categoria é que faz a força e se converte em resultados práticos. Ninguém aperta um botão e resolve tudo na mesma hora como faz parecer os “Iluminados”. Tudo é fruto de uma batalha que se desenrola por algum tempo.
Nós citados como tarefeiros e burocratas, sempre participamos e encaminhamos a luta com a participação da categoria !
Saudações Sindicais a todos Ativos e Aposentados!
A Diretoria.
Fonte: A Diretoria