Atenção trabalhadores do Hospital Universitário. A Medida Provisória 568/2012, altera os salários de servidores federais. A medida pode reduzir a médio prazo em até 50% os vencimentos de 50 mil médicos que trabalham em hospitais federais e hospitais universitários de todo o País.
Para a diretoria do Sintema, redução de salários é inconstitucional. O texto prevê jornada de trabalho de 40 horas semanais para profissionais.
Atualmente, a jornada básica é de 20 horas, mas com possibilidade de profissionais dobrarem o horário - e o salário.
A mudança aumenta a jornada de trabalho, mas o salário permanece, afirmou Mariano Azevedo, presidente do Sintema. Em um primeiro momento, a redução seria compensada com um novo índice. O salário é reduzido, mas há um aumento nas gratificações e a vantagem pessoal, e com o tempo, esse índice será gradualmente retirado. Resumindo: haverá redução de salário!
Atualmente, o salário base para jornada de 20 horas de um médico que trabalha em hospital universitário varia entre R$ 2.500 a R$ 5.000. A esse valor são acrescidas gratificações. Várias entidades médicas e dos servidores públicos federais (entre elas a Fasubra) tentam agendar uma audiência ainda nesta semana no Ministério do Planejamento para modificar o texto da MP.
Fonte: Imprensa Sintema