A apuração dos votos para eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sintema aconteceu no auditório Ribamar Carvalho/Ufma, logo após o fechamento das urnas. Oitocentos e dois associados exerceram o direito de votar.
Durante quase três horas, os componentes das chapas presentes na apuração se debruçavam sob números e cálculos, tentando prever um resultado que só viria após a abertura da décima urna (PRECAM).
A contagem iniciada por volta das 19h se estendeu até às 22h, momento em que o presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Augusto Santos Pereira, declarou a chapa 2 – Unidade & Trabalho, a grande vencedora do pleito.
Sob gritos e aplausos de um grande número de associados, o presidente reeleito Mariano Azevedo agradeceu a confiança da categoria depositada nas urnas, e disse que o resultado refletia a seriedade do trabalho realizado no último período pela atual gestão, que segundo ele, vêm revolucionando a maneira de cuidar da categoria e das demandas sindicais.
“O Sintema saiu fortalecido dessa eleição e pronto para enfrentar o primeiro desafio que já se avizinha para a nova Direção: a GREVE em favor de nossa Campanha Salarial”, entoou Mariano.
De acordo com Mariano, a Direção do Sintema continuará dialogando e trabalhando para toda a categoria independente de opção ideológica. “Somos representantes de toda a categoria, sendo assim, amanhã cedo o trabalho já recomeça em favor dos trabalhadores”, completou.
Os advogados que prestam assessoria jurídica para o Sintema, Dr. Guilherme Zagallo e Dr. Davi Telles, prestigiaram a contagem e esclareceram dúvidas pontuais que surgiram durante a apuração.
A representante da chapa derrotada, Sônia Baldez, acompanhou toda a apuração ao lado de um advogado que fiscalizou todo o ato para a chapa um, conforme se vê na imagem abaixo.
Mapa da votação:
Em termos expressivos de votação, as urnas que mais deram votos para a chapa 2 – Unidade & Trabalho foram: Palácio Cristo Rei (aposentados e pensionistas); Hospital Presidente Dutra e Materno Infantil; Itinerante; campus Chapadinha e, sobretudo a urna do Castelão, onde a chapa vencedora recebeu 35 votos.
A urna do campus Imperatriz recebeu cinco votos, mas ao final da contagem não foi apurada em virtude de não ter chegado à São Luís. Entretanto, como a quantidade de votos não é suficiente para alterar o resultado, foi acordado entre as chapas e a Comissão Eleitoral, que a contagem será realizada hoje (15 de junho), quando então se lavrará a Ata final com o resultado da eleição.
A chapa 2 – vencedora da eleição – recebeu 406 votos, podendo ter a soma aumentada com a abertura da urna de Imperatriz.
Confira mais fotos em nosso álbum clicando no link Eventos (página inicial).
Fonte: Imprensa Sintema. Às 02:22 horas do dia 15.06.2012